quinta-feira, 18 de junho de 2009

IAVÉ TORNA O CAOS EM BÊNÇÃOS

Gênesis 1: 1. Em Princípio o Criador criou os céus e a Terra. 2. E a Terra tornou-se sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito do Criador se movia sobre a face das águas. 3. E disse: haja luz; e ouve luz!
CAOS = Substantivo Masculino = 1. História da Filosofia: Nas mitologias e cosmogonias pré-filosóficas, vazio obscuro e ilimitado que precede e propicia a geração do mundo; abismo. 2.Grande confusão ou desordem.
FACE = Substantivo Feminino = 1. Presença, frente. 2. Cada uma das partes, ou o todo de uma superfície exposta.
ESPÍRITO = Hebraico rûah, “sopro da boca”, Salmos 33:6. No uso bíblico, o fôlego da humanidade que dá vida ao corpo (Gn. 7:22, Jó 27:3). O espírito da humanidade cumpre seu verdadeiro destino quando vive em relacionamento consciente com Deus, seu criador. Ele mesmo é o Espírito eterno que fez a partir de si mesmo, os céus, a terra e “todo o exército deles pelo sopro (espírito) da sua boca”, sendo o homem feito à sua imagem e semelhança, e Deus é chamado “espírito” e “Pai dos espíritos”, no NT (Jo 4:24; Hb 12:9). A humanidade tem fôlego, ou espírito, porque este foi dado pelo Espírito de Deus; quando uma pessoa morre o espírito é devolvido a Deus (Ec. 12:7). A vida e a morte são representadas na Bíblia como um dar e um retirar do fôlego ou espírito de Deus, porque toda a vida criada, incluindo a humanidade, depende totalmente dEle (Salmos 104).
LUZ = Substantivo Feminino = 1. Física: Radiação eletromagnética capaz de provocar sensação visual num observador normal; radiação eletromagnética de comprimento de onda compreendido aproximadamente entre 4.000Å e 7.800Å. 2. Claridade emitida pelos corpos celestes. 3. Claridade emitida por corpos que não a possuem, mas que a refletem de outros; reflexo. 4.Claridade, luminosidade.

Começo a falar do caos que se instalou no mundo, com o nítido objetivo de dizer a todos os presentes que o caos necessariamente não significa o fim, mas conforme é apresentado no primeiro livro da Bíblia Sagrada, pode ser o Princípio de um Magnífico e Glorioso Recomeço!
O Caos pode ter acontecido, se instalado e estar presente em minha vida ou na sua, porém creia nas Escrituras Sagradas: Deus está observando a “face do abismo”, o Espírito está sobre a “face das águas” turbulentas, engendrando, planejando, a melhor maneira de solucionar o problema e, por fim dizer: Haja Luz! E a luz haverá! Aleluia!
O Espírito tem uma existência real em um nível superior ao que nós podemos conceber, não está sujeito à ação do tempo ou tão pouco a limitação material de ocupação do espaço físico.
Deus é 100% Espírito, ou seja, um ser de existência espiritual plena, tendo em sua existência a exclusividade dos seguintes atributos: ONISCIÊNCIA, ONIPOTÊNCIA e ONIPRESENÇA. É este ser quem observa os acontecimentos do caos que se havia instaurado na Terra, é Ele quem analisa o que está ocorrendo em minha vida e em sua vida, se permitirmos, Ele interferirá de maneira positiva, abençoadora e poderosa, usando seu instrumento sobrenatural: A PALAVRA!
Ao contrário da visão de um Deus sentado em um trono eterno, parado e inerte o texto nos declara o mover de Deus – Ele tem atitude, ele age e interfere quando se faz necessário.

Salmos 23: 1. Iavé é o meu apascentador e supre as minhas necessidades. 2. Em campinas luxuriantes Iavé me deposita, ao lado de águas tranqüilas Ele me conduz. 3. Iavé restaura a minha alma. Ele me conduz sobre trilhas de justiça, em consideração a Seu Nome. 4. Embora eu caminhe no vale das sombras da morte, não temerei nenhum mal, pois Tu estás comigo. Teu bordão e Teu cajado me confortam. 5. Tu, Iavé, preparas uma mesa diante de mim em plena vista dos meus atormentadores. Tu ungiste minha cabeça com óleo; minha taça transborda. 6. Que apenas a bondade e benevolência me persigam todos os dias da minha vida. E eu habitarei na Casa de Iavé por longos anos.
PASTOR = Substantivo Masculino = 1. Guardador de gado; pegureiro. 2. Sacerdote protestante. 3. Fig. Guardião ou mentor espiritual. Adjetivo = Que pastoreia.
PASTOREAR = Verbo Intransitivo = 1.Guiar ao pasto. Verbo Transitivo Direto. 2. Guardar (o gado) no pasto; pastorar. 3. Governar eclesiasticamente. 4. Governar, dirigir, guiar.
APASCENTADOR = Adjetivo / Substantivo Masculino = 1. Que ou aquele que apascenta (especialmente rebanhos).
APASCENTAR = Verbo Transitivo Direto = 1. Levar ao pasto ou pastagem. 2. Guardar durante o pasto; pastorear, pastorar, apastorar. 3. Doutrinar, ensinar; guiar, pastorear. 4. Recrear, deleitar, entreter. 5. Nutrir, alimentar, sustentar.
OVELHA = Substantivo Feminino = 1. Fêmea do carneiro. [Sin. (bras., S.): carneira.] 2. Culinária = Iguaria feita com ovelha. 3. Figurado = O cristão, em relação ao seu pastor espiritual.
LUXURIANTE = Adjetivo de Dois Gêneros = 1.Viçoso, exuberante, luxurioso.
EXUBERANTE = Adjetivo de Dois Gêneros = 1. Superabundante. 2. Figurado = Cheio, repleto. 3. Animado, vivo. 4. Viçoso, vigoroso.
SUPERABUNDANTE = Adjetivo de Dois Gêneros = 1. Que superabunda; demasiado, sobejo, exuberante, exabundante, sobreabundante, sobrepujante.

Sempre entendi que a Bíblia é um livro enigmático, por isto, desde tenra idade buscava compreender os termos bíblicos, ora buscando no dicionário, ora anotando sermões que explicavam palavras ou contextos. Na busca desse aprendizado sobre esses enigmas, aprendi sobre os 4 contextos em que a Bíblia foi escrita: HISTÓRICO, GEOGRÁFICO, LINGÜÍSTICO E CULTURAL. Aprendi então a analisar o texto, não apenas numa visão direta e simplista, mas sim, com o olhar curioso e inquiridor, procurando não deixar nada escapar.
Convido aos ouvintes para que possamos – dando continuidade ao nosso nítido objetivo: o caos necessariamente não significa o fim, mas conforme é apresentado no primeiro livro da Bíblia Sagrada pode ser o Princípio de um Magnífico e Glorioso Recomeço! – juntos extrair do livro dos Salmos em seu capitulo 23 essa verdade principal!
Este Capitulo dos Salmos é muito lido, entretanto, precisamos visualizar Iavé tornando o caos em bênçãos, vejamos então o seguinte:
“Davi compôs este famoso Salmo durante um dos mais perigosos e desencorajadores períodos de sua vida. Ele era um fugitivo derrotado, fugindo do rei Saul e seu exército. Em desespero, Davi embrenhou-se numa floresta estéril e desolada (I Samuel 22:5). Mas Iavé não o abandonou. Ele encharcou essa floresta seca com a umidade que tinha o sabor do Mundo Vindouro, tornando até a grama e folhas da floresta em suculentas e comestíveis. Isso mostrou a Davi que Iavé sustenta e alimenta em todos os momentos, mesmo quando suas oportunidades de sobreviver parecem não existir.”
“Davi não limita sua inspiração a si próprio: ele a utiliza para cantar por todo o Israel, recordando como Iavé proveu toda a nação através dos quarenta anos vividos no deserto.”
“Este Salmo é recitado após lavra as mãos e antes das bênçãos ao término das refeições.”
“Arizal explica a ligação entre o Salmo 23 e a refeição. O Salmo contém 57 palavras, que é o mesmo valor numérico da palavra Zan = alimento. Ainda mais, ele contém 227 letras, que é o equivalente numérico da palavra Brachá = bênção. Arizal conclui que aqueles que recitam este Salmo e vivem de sua mensagem serão sempre abençoados com muitas provisões.”

No V.T. o nome Iavé tem sete qualificações especiais, e todos podem ser discernidos neste Salmo. Vejamos:
1. Iavé-Rophi (V.1) = O Eterno é o meu Apascentador!
2. Iavé-Shalom (V.2 e Jz. 6:24) = O Eterno é a minha Paz!
3. Iavé-Ropheca (V.3 e Êx. 15:26) = O Eterno é a minha Saúde!
4. Iavé-Tsidkenu (V.3 e Jr. 23:6) = O Eterno é a minha Justiça!
5. Iavé-Shammah (V.4 e Ez. 48:35) = O Eterno é meu Companheiro!
6. Iavé-Nissi (V.5 e Êx. 17:15) = O Eterno é minha Vitória!
7. Iavé-Jireh (V.6 e Gên.e 22:14) = O Eterno é a minha Provisão!

Seja qual for a situação em que nos encontremos Iavé-Shaddai (O Eterno Todo Poderoso) tem a saída: Tornar o caos em Bênçãos! Por isto seja fiel à Palavra de Deus!

Nenhum comentário:

“OPERAÇÃO ANDRÉ” EVANGELIZAÇÃO VIA RELACIONAMENTOS

Pr. Claudio Marcio INTRODUÇÃO João 1.40-42 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que ha...