terça-feira, 7 de agosto de 2012

Trair – Negar – Fugir - Seguir - Qual desses verbos identifica você com Jesus?


                                                                                   Pr. Claudio Marcio - Ministério Pacto Novo          
          A pergunta parece ingênua e ao mesmo tempo ofensiva, pois quem deseja ser identificado com Jesus e um verbo que demonstre uma relação negativa? Bem, não propus esse título por ingenuidade, mas sim por realidades circunstanciais que envolveram personagens bíblicos, e, que, ainda hoje nos envolve.
         Gostaria de fomentar uma reflexão sobre a relação com Jesus, que, em alguns momentos beira uma posição confortável e outros, uma posição desconfortável. Trair, negar, fugir e até seguir Jesus, o fato é que, todos, sem exceção, estão sujeitos a uma relação positiva ou negativa com Jesus. Qual tem sido nosso comportamento? Como temos direcionado nossas ações?
Falemos de Judas, ele traiu Jesus, ele foi infiel.  Jesus confiava em Judas, ele era o tesoureiro, membro ativo dos doze apóstolos, tinha intimidade com Jesus, o suficiente para comer próximo a ele, o que fez é de alta relevância, ou seja, não foi a traição de conhecido, mas de alguém que Jesus chamava de “AMIGO” (Mateus 26:50). Infelizmente, a traição, a infidelidade vem de quem jamais deveria vir: amigos (as), parentes, esposo (a), colegas de trabalho, enfim, de pessoas que são bem próximas. Isto significa que quem trai a Jesus, não é quem não o conhece, que não tem uma relação com ele, mas sim quem se diz cristão - capaz de fazer algo para magoá-lo, feri-lo e entristecê-lo. Infiel é alguém que está próximo de Jesus! 
Quando lemos a passagem em que Pedro negou a Jesus, nos causa indignação ou somos capazes de compreender que, assim como ele, nós também podemos negar a Jesus? Mateus 26:69-75. 
Quando você se nega a pregar o Evangelho, visitar os enfermos, presos, órfãos, viúvas, e atender aos necessitados em geral, você está negando a Jesus. Quem não consegue ter em si o amor de Deus, está negando a Jesus.
Jesus quando foi preso, seus discípulos fugiram, pois ninguém queria sofrer as consequências de assumir o discipulado e senhorio do Mestre. Quantas vezes evitamos pessoas problemáticas, tentamos evitar incomodar as pessoas com a Palavra de Deus? Abandonamos Jesus quando nos preocupamos mais com nosso bem estar físico, emocional, econômico, moral e social do que com a pessoa dele. Por que estamos sempre prontos a apoiar pessoas que, muitas vezes falham conosco, do que apoiar incondicionalmente Jesus que nunca falhou em nada? 
É possível seguir a Jesus de longe? É possível seguir a Jesus pelo Facebook? Pelo WhatsApp? Pelo telefone celular?
Nós tomamos o partido de Jesus ou o partido político que simpatizamos (estou enfatizando uma relação partidária nociva e não me colocando contra os partidos políticos)?          
Confiamos que Jesus é capaz de nos orientar ou nos deixamos levar pelos boatos?
Prosseguimos em nossa fé ou desistimos, quando algo demora ou dá errado? 
Seguimos a Jesus pelo resultado financeiro que é prometido a quem dá o dízimo e a oferta ou pelo fato de o amarmos incondicionalmente?
Parece então, o que foi apresentado acima, um beco sem saída? Não, ao contrário, o que procurei mostrar é que a Fé Verdadeira, está em meio as dificuldades tangíveis, mensuráveis, humanas e prováveis. Temos sentimentos, emoções, medos, receios, pavores, ambições e acima de tudo precisamos compreender que não somos imutáveis.
A fé genuína produz resultados benéficos e permanentes. A fé focada em Cristo
A fé focada na humanidade falha, porém pode ser restaurada pela misericórdia de nosso Deus.
Somos passíveis de traição, se não formos fiéis à Palavra de Deus. Negamos a Jesus ao não assumirmos nossa posição de servos, somos considerados fugitivos quando viramos às costas aos princípios do Reino dos Céus e nos preocupamos mais nosso bem-estar, nossa própria vida terrena do que com a eternidade com Deus.
Só existe uma forma de seguir a Jesus e receber a chancela de Deus: Próximos, íntimos, não tendo receio de ser identificado, considerado ultrapassado ou tradicional, fora de moda ou tão pouco um “fanático” (deixando de lado é claro, os exageros e bitolações), não tendo medo de sofrer por seguir ao Salvador de nossa alma.

Algumas sugestões:
  1. Siga a Jesus e negue-se – Isto é pessoal, seu jeito de seguir e sua forma de negar algumas coisas, que você considerar impedimento ao seu relacionamento com Deus.
  2. Perdoe a quem te traiu, não significa que você terá o mesmo relacionamento com essa pessoa, mas significa que você está disposto a recomeçar relacionamentos.
  3. Fuja da aparência do mal. Ao invés de fugir porque alguém está te perseguindo por fazer algo errado, fuja para fazer a coisa certa.
 Amados, somos filhos de Deus, ajamos como filhos, tenhamos uma postura de comprometimento com a causa. É possível haver milagres, maravilhas, se, e somente se, deixarmos Deus atuar por intermédio de nós, confiando na Salvação em Cristo Jesus e submetendo-se a Orientação do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

“OPERAÇÃO ANDRÉ” EVANGELIZAÇÃO VIA RELACIONAMENTOS

Pr. Claudio Marcio INTRODUÇÃO João 1.40-42 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que ha...