terça-feira, 24 de janeiro de 2012

RESISTÊNCIA X DESISTÊNCIA

Deus me deu uma inspiração sobre essas duas palavras, daí pensei em escrever uma mensagem, no entanto, está mais para uma boa reflexão. Então comecei a refletir sobre o paradoxo dessas duas palavras que se parecem no som e na estrutura, porém que ao trocarmos o R pelo D e vice-versa, elas simplesmente se tornam tão contrários, “inimigas” uma da outra.
No Dicionário em Português ON LINE – http://www.dicio.com.br/resistencia/ visitado em 28.01.2012 – temos os seguintes significados para resistência:
1.    s.f. Qualidade de um corpo que reage contra a ação de outro corpo.
2.    Aptidão para suportar a fadiga, a fome, o esforço: soldados que têm resistência.
3.    Defesa contra um ataque: opor forte resistência a assaltantes.
4.    Oposição, reação, recusa de submissão à vontade de outrem: obedecer sem resistência.
5.    Força que se opõe ao movimento; inércia.
No Dicionário em Português ON LINE – http://www.dicio.com.br/resistencia/ visitado em 28.01.2012 – temos os seguintes significados para desistência:
s.f. Ação de desistir; renúncia (s.f. Ato ou efeito de renunciar (v.t. Abrir mão de, desistir da posse de: renunciar a uma herança.Rejeitar, recusar, não querer: renunciar todo e qualquer compromisso social. Renegar: renunciou a religião. Deixar voluntariamente: renunciou ao cargo de ministro. Renunciar ao mundo, consagrar-se à vida religiosa.))
Bem, nada acontece por acaso, Deus me fez refletir sobre essas duas palavras em relação às circunstâncias que tenho vivenciado. Palavras que tem o som parecido mas que são antagônicas, nos arremetem a fé paradoxal, ou seja, a fé que nos faz continuar e a fé que nos mobiliza. A fé que fez Abraão levantar o cajado e fez com que a mulher de Ló virasse para ver o que acontecia em Sodoma e Gomorra e daí se transformasse numa estátua de sal. Sim, existe a fé que nos faz fracassar, que nos mata e no impede de sermos mais que vencedores. Parece ser estranho, pois geralmente a fé é associada ao sucesso, milagres, maravilhas e coisas extraordinárias. Mas quando eu acredito que nada pode mudar, que vai continuar do mesmo jeito, que nada ou tudo, que venha a fazer não poderá modificar o quadro em que me encontro, aí sim, essa fé está ligada a desistência. A fé que me impulsiona a prosseguir, jamais desistir, alcançar o que é melhor para minha e superar dificuldades e circunstâncias adversas, essa está ligada a resistência. Deus não criou o ser humano para desistir, mas sim para resistir, não que quem desista seja um fracassado ou incapaz, o que me levou à reflexão foi justamente isto: o fracasso é medido pela desistência ou pela incapacidade de conseguir algo? Quem desiste ainda não compreendeu que a fé é infalível e capacitadora ao sucesso. Por mais que os fatos contradigam, existe sim um argumento: Tudo é possível àquele que crê! Como minha base de fé é a Bíblia, comecei a lembrar de alguns exemplos:
José no Egito – Quase foi assassinado pelos irmãos, porque tinha sonhos, porque pensava diferente e agia de forma “estranha” ao grupo, ser erro era ser um visionário de Deus, foi vendido como escravo, depois injustamente foi preso, pois não quis transar com a mulher de seu chefe, ele tinha tudo para desistir, mas continuou vivendo as visões de Deus e se tornou o José do Egito.
– Era rico, bem casado, tinha muitos filhos, muitas terras, gados, amigos, vivia muito bem, esse desistiu de viver, mas não desistiu de confiar em Deus, percebi então, que desistir não significa ser um fracassado, porém há momentos, que o melhor que entendemos está na desistência, foi isso que ele fez, porém, nunca pensou em desistir de seu Deus, essa foi a grande diferença em sua prova.
Habacuque 3:17 e 18 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
Deus não chama homens e mulheres para que eles desistam em meio às dificuldades, sejam elas quais forem: Financeiras, Afetivas, Profissionais, por incompetências pessoais, etc. Ele sabe que nós somos capazes de errar, falhar, pecar, xingar, brigar, sair do controle, por isso ele nos proporcionou a dádiva do Soberano Espírito Santo, precisamos conversar com ele diariamente e contar-lhe o que está nos ocorrendo, não que ele não saiba, mas esse diálogo sagrado é importante mais para nós do que para ele.
A resistência nos arremete para uma condição maravilhosa: a resiliência que é Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Resili%C3%AAncia – site visitado em 27.01.2012). A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Resili%C3%AAncia_(psicologia) – site visitado em 27.01.2012).  Isto mesmo, quando resistimos, nos tornamos mais fortes, experientes e capazes de superar os obstáculos.
Resista pela fé no sucesso e não desista pela fé no fracasso!

Nenhum comentário:

“OPERAÇÃO ANDRÉ” EVANGELIZAÇÃO VIA RELACIONAMENTOS

Pr. Claudio Marcio INTRODUÇÃO João 1.40-42 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que ha...