sábado, 9 de janeiro de 2021

“OPERAÇÃO ANDRÉ” EVANGELIZAÇÃO VIA RELACIONAMENTOS

Pr. Claudio Marcio

INTRODUÇÃO

João 1.40-42

40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido Jesus. 41 O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: Achamos o Messias (isto é, o Cristo). 42 E o levou a Jesus.

 Operação André é um plano feito e usado nas cruzadas de evangelização conduzidas pela equipe de Billy Graham ao redor do mundo. O propósito é trazer os não crentes, e aqueles que um dia frequentaram uma igreja, para a comunhão da igreja local, levando-os ao renascimento e regeneração, alegres e ativos, verdadeiros “Andrés”.

Por que “Operação André”? – Porque André se destaca nas páginas dos evangelhos como grande ganhador de almas.

QUEM ERA ANDRÉ?

André era irmão de Pedro (Jo 1.40). Os dois moravam sob o mesmo teto (Mc 1.29). Diferentemente de Pedro (Mc 1.30), parece que André nunca foi casado. Mesmo antes de se converter a Cristo, André já demonstrava ter fome e sede de Deus, pois era discípulo e seguidor de João Batista (Jo 1.35-40). Ele foi o primeiro dos apóstolos a receber o chamado de Jesus, seguido de Pedro (Jo 1.42) e Filipe (Jo 1.43). Este fato tornou André famoso na Igreja Primitiva, ao receber o título de Protóklitos, que significa: “primeiro chamado”. Após sua conversão e chamado, André aparece poucas vezes nos evangelhos. 1. Na lista dos apóstolos, apesar de ter sido o primeiro chamado, ele sempre aparece em segundo (Mt 10.1-4; Lc 6.13-14) e quarto (Mc 3.13-18; At 1.13-18) lugar, sempre atrás de Pedro. 2. Uma única vez ele está inserido no círculo íntimo de Jesus, ao lado de Pedro, Tiago e João (Mc 13.3). 3Após a ascensão de Jesus, André estava presente no cenáculo em Jerusalém (At 1.13).

QUE FAZIA ANDRÉ?

     Há outras três ocasiões em que vemos André aparecer. Todas elas no evangelho de João. É a atitude de André nestas três aparições em João que inspiraram a Cruzada Billy Graham a adotar o nome “Operação André” para o seu projeto de evangelização e discipulado. Nas três ocasiões, André aparece ganhando alguém para Jesus. Portanto, vejamos o que podemos aprender com André na conquista de almas. Há três lições que desejo destacar:

1. Atente-se para os que estão perto de você - João 1.40-42

v       Mc 5.18-20 - Outro que aprendeu esta lição foi o endemoninhado gadareno.

v       Pv 17.24 - Quando deseja descobrir o que fazer para Jesus, pode bem ser verdade as palavras do sábio.

André nos ensina a nos atentarmos para os que estão perto de nós, antes de pensarmos nos que estão nos confins da terra. Quem não consegue testemunhar em Jerusalém, poderá ser um fracasso nos confins da terra.

 2. Atraia os que podem somar com você - João 6.8-9

     Neste ato, André demonstra uma santa ansiedade em trazer quem ele pudesse trazer para ser usado por Cristo para a glória de Deus e o bem dos outros, mesmo quando ele achava que o que as pessoas tinham poderia ser pouco. André sempre enxergava potencial nas pessoas. Precisamos aprender com ele esta postura otimista. Enxergar nas pessoas grande potencial para o Reino de Deus, ganhando-as para Jesus, isto é sabedoria.

Ø       Pv 11.30 - Grandes e pequenos, quando estrategicamente ganhados para Cristo, podem fazer muito para o reino de Deus.

Ø       Lc 8.1-3 - Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.

 3. Alcance os que são diferentes de você - João 12.20-22

     Por que Filipe teria agido assim? Por ter sido André o primeiro a ser achado por Jesus e o primeiro a ter levado alguém a Jesus?

     Por que o acordo dos dois em levar os gregos a Jesus seria por ele aceito (Mt 18.19)? Não sabemos.

     Jesus tinha instruído seus discípulos a irem primeiro às ovelhas perdidas de Israel, não se dirigindo aos gentios (Mt 10.5-6). Talvez por isso Filipe tenha hesitado. André, no entanto, tinha certeza de que todos aqueles que vêm a Jesus ele de modo nenhum os lança fora (Jo 6.37). André era judeu. Totalmente diferente dos gregos, tanto em cultura como em costumes. Mas quando percebeu o desejo dos gregos de conhecer a Jesus, ele não hesitou em levá-los ao Salvador. Precisamos de gente assim em nossas igrejas.

OPERAÇÃO ANDRÉ Precisamos abraçar a operação André e aprender a evangelizar via relacionamentos. Portanto:

1.          Atentemo-nos para os que estão perto de nós – Membros Ausentes, Circunvizinhança, Imbariê e Adjacências.

2.           Atraiamos os que podem somar conosco – Membros Potenciais que estão parados em sua zona de conforto.

3.         Alcancemos os que são diferentes de nós – Os excluídos da sociedade, os de comportamento e práticas divergentes de nossa crença, os de religião que são, segundo nossa visão díspares de nossa fé em Cristo, etc.

Thom S. Rainer é presidente da LifeWay (JUERP norte americana), e por 15 anos (1990 a 2005) ele dirigiu uma  empresa de consultoria e pesquisas entre e para as igrejas batistas do sul dos EUA. Suas descobertas são surpreendentes. Uma delas foi particularmente importante para o nosso tema - “Operação André” ...

 Sete comentários que os não-cristãos comumente fazem sobre os cristãos:

1. Cristãos são muito mais do contra do que a favor das coisas.

     “Parece que os cristãos vivem com raiva do mundo e com raiva uns dos outros. Eles são tão negativos que parecem viver infelizes. Não quero ser como eles e nem viver chateado o tempo todo.”

2. Gostaria de desenvolver amizade com um cristão.

     “Eu estou realmente interessado no que eles creem e como eles vivem sua fé. Eu gostaria de poder encontrar um cristão que estivesse disposto a passar algum tempo comigo.”

3. Gostaria que um cristão me ensinasse mais da Bíblia.

     “A Bíblia realmente me fascina, mas para aprender sobre ela eu não quero ter que ir para uma igreja legalista e cheia de si. Eu me sentiria feliz se um cristão me convidasse para estudar a Bíblia em sua casa ou até mesmo viesse em minha casa.”

4. Eu não vejo muita diferença na forma como os cristãos vivem em comparação com outras religiões.

     “Eu realmente não posso dizer o que um cristão crê porque ele não parece muito diferente das outras pessoas que eu conheço. A única exceção seriam os mórmons. Eles realmente parecem levar a sério suas crenças.”

5. Eu gostaria de poder aprender de um cristão sobre como ser um melhor marido, esposa, pai, mãe etc.

     “Minha esposa está ameaçando se divorciar de mim, e eu acho que desta vez ela está falando sério. Meu vizinho é um cristão, e ele parece viver muito bem com a esposa e filhos. Estou disposto a engolir meu orgulho e pedir-lhe para me ajudar.”

6. Alguns cristãos tentam agir como se eles não tivessem problemas.

     “Mariazinha trabalha no meu departamento. Ela é como aqueles cristãos que parecem viver de máscara. Eu a respeitaria muito mais se ela não agisse como age. Eu sei que não é de verdade.”

7. Queria que um cristão me levasse para sua igreja.

     “Eu realmente gostaria de visitar uma igreja, mas eu não me sinto confortável em ir sozinha. É estranho, pois já tenho 32 anos de idade, e eu nunca tive um cristão que me convidasse para ir à igreja.”

     Você vê a lição? Os não-cristãos querem interagir com os cristãos. Eles querem ver a prática de vida dos cristãos corresponderem à sua profissão de fé. Eles querem que os cristãos sejam reais. Eles querem ser alcançados e discipulados pelos cristãos. Por isso queremos mobilizar a IEMPN para a “Operação André”. Começando com poucos, até chegar a todos. Vamos a prática, separe o nome de 12 pessoas num papel, ore por sua conversão durante todo esse ano, faça coisas por essa pessoa, visite, dê um folheto, bíblia, envie mensagens, clame e interceda por sua salvação. Anote os resultados e participe do batismo dessa pessoa.       08.01.2021.                          

Nenhum comentário:

“OPERAÇÃO ANDRÉ” EVANGELIZAÇÃO VIA RELACIONAMENTOS

Pr. Claudio Marcio INTRODUÇÃO João 1.40-42 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que ha...