sábado, 9 de janeiro de 2021

AONDE VOCÊ TEM BUSCADO A DEUS?

Pr. Claudio Marcio

Introdução

     Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". 
     Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. João 4:20,21.

     Existe um local específico para buscar a Deus? Um lugar em que a manifestação teofânica é mais intensa e ampla? Em que nesse lugar, ao chegarmos lá, sentimos, percebemos e constatamos que o Altíssimo Criador se revela presencialmente, como em nenhum outro lugar?

      Muitos têm buscado a Deus em um monte, outros, em poderosas orações (campanhas semanais), em mensagens presenciais e virtuais, em mensageiros de renome, grandes eventos, em cultos os mais diversos. Porém, têm encontrado a Deus de fato? Ou o êxtase do momento, as persuasões da oratória, da voz imponente e dos cânticos contribuem para uma sensação eufórica, emotiva e passageira de um encontro, com Deus, que pode não ter, de fato, ocorrido?

O profeta chorão e o coração que busca e encontra a Deus

     Jeremias é conhecido como profeta chorão (Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo. Jer. 9:1), é canal de Deus para nos informar sobre o como buscar a Deus e encontrá-lo: “de todo o coração” (Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Jer. 29:13), não é especificamente onde (local específico), mas sim quando, o como, é que está enfatizado nesse texto.

Enganoso é o coração do homem

É curioso que no capítulo 17:9,10, o próprio Jeremias, inspirado por Deus, escreve que o coração do homem é enganoso, porém é Deus quem esquadrinha o coração (O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e, sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras." Jer. 17:9,10), ou seja, apesar de ser possível ser enganado pelo coração em meio à busca que estivermos a fazer, o Criador do coração examina, analisa e dá o seu próprio selo de certificação de correto ou incorreto para encontrá-lo.

Clame e confie, pois Deus responderá

Outra passagem de Jeremias que deveria ser bem conhecida de quem lê as Sagradas Escrituras: ‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’, Jer. 33:3, pois, diz respeito a um clamor que será respondido pelo próprio Deus.

Não tenho a intenção de ser prolixo em minha escrita, mas compreendo que não posso também ser minimalista em minhas reflexões sobre a Palavra, sendo assim, procuro conduzir-me à uma reflexão fundamentada na Bíblia e no raciocínio lógico, sem jamais olvidar a inteligência emocional. O que quero dizer com isto? É que seria muito simples escrever que esse versículo nos propõe buscar a Deus de todo o coração, independente das circunstâncias, mas ele vai um pouco mais longe.

Nossa existência e esperança precisa ser fundamentada na fé em Deus

Renê Descartes (filósofo, físico e matemático Francês – nascido em 31/03/1596, morreu em 11/02/1650 – conhecido como pai da filosofia moderna e da matemática moderna) cunhou a seguinte frase: Cogito, ergo sum, ou seja, Penso, logo existo, numa demonstração que a razão humana é única forma ou comprovação da existência.

Jeremias nos possibilita cunhar a seguinte frase: Creio (em Deus), logo existo, fundamentando nossa existência não simplesmente na razão, mas sim na fé (Hebreus 11:313), que não ignora a razão, porém que convida o coração (geralmente vinculado à emoção) a participar do sentido de existir, da causa de nossa existência: Deus!

Conclusão

Sim meu irmão e minha irmã, Jeremias nos propõe buscar a Deus, não em um monte (João 4:21-24), mas sim mergulhando dentro de nós mesmos (I Coríntios 3:16), reconhecendo diariamente diante do espelho a imagem e semelhança de Deus, recuperando a intimidade perdida no Éden e resgatada na Cruz do Calvário pelos nosso Senhor, Salvador e Santo Jesus.

Você pode continuar subindo ao monte, indo aos cultos, ouvindo as mensagens e cânticos, mas jamais esqueça: Deus habita dentro de você, diariamente, madrugada, manhã, tarde e noite converse com Ele, insista em dialogar com aquele que pode lhe ouvir e dar respostas aos questionamentos que tens feito.  09.01.2021.                         

                              Paz, Graça, Fé, Amor e Redenção.

Nenhum comentário:

“OPERAÇÃO ANDRÉ” EVANGELIZAÇÃO VIA RELACIONAMENTOS

Pr. Claudio Marcio INTRODUÇÃO João 1.40-42 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que ha...