quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Seja Discípulo de Jesus Cristo

Pr. Claudio Marcio

Os discípulos são mencionados na Bíblia Sagrada nos 4 primeiros evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Existe uma ordem do Mestre Jesus: “19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mateus 28). Mas o que significa essa palavra: discípulo? No dicionário on line está o seguinte: “s.m. O que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno.” (Disponível em http://www.dicio.com.br/discipulo/. Acesso em 21 Jul. 2015.).

Mas o que é disciplina? Segundo o Novo Dicionário Aurélio - Ferreira (1999):
[Do lat. disciplina.]. S. f.: 1. Regime de ordem imposta ou livremente consentida. 2. Ordem que convém ao funcionamento regular duma organização (militar, escolar, etc.). 3. Relações de subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor. 4. Observância de preceitos ou normas. 5. Submissão a um regulamento. 6. Ensino, instrução, educação.

Então, continuemos: o que é instrução? Segundo o dicionário on line de português: “s.f. Ação de instruir; ensino; educação: no Brasil a instrução primária é gratuita e obrigatória.”. (Disponível em http://www.dicio.com.br/instrucao/. Acesso em 21 Jul. 2015.). E finalmente a última palavra a ser compreendida: o que é aluno? O dicionário on line nos apresenta a seguinte definição: “s.m. Pessoa que recebe lições de um mestre; discípulo, escolar.” (Disponível em http://www.dicio.com.br/aluno/. Acesso em 21 Jul. 2015.).

Conhecida as definições em português gostaria de acrescentar a seguinte definição: A palavra discípulo é traduzida do termo grego mathetes. A ideia teve origem na Grécia, quando um aluno se unia a um professor a fim de adquirir conhecimento teórico e prático. É usada no Novo Testamento para indicar ligação total a alguém em discipulado. Ser discípulo, segundo o Novo Testamento, é viver em relacionamento com Aquele que está discipulando. (Disponível em http: // www. melodia conquista. com. br/artigos/a-compreensao-de-jesus-sobre-discipulo. Acesso em 21 Jul. 2015.)

Pergunto a você: Tu és discípulo de Cristo? Você é instruído por ele para resolver os problemas de sua vida? Para escolher coisas e desenvolver atividades? Estamos unidos ou separados da vontade de Jesus em tudo o que fazemos, realizamos, planejamos, falamos, nos conduzimos?

É possível que você já saiba a resposta, eu sei a minha, sendo assim, afirmo: Sejamos discípulos do mestre Jesus, de fato e de direito, pois nossa conduta nesse mundo é observada por todos: crentes e não crentes, seres espirituais da parte de nosso Deus e aqueles que são contra. Então o que importa é o que temos aprendido ou o que temos feito, de quem temos sido discípulos, pois o discípulo está unido ao seu mestre e cumpre os seus mandamentos, se temos feito ao contrário do ensinamento de Jesus, não podemos ser chamados de seus discípulos.

Concluímos nossa reflexão convidando a todos a tomarem uma atitude de mudança e discipulado: Seja discípulo de Jesus e rejeita os ensinamentos contrários à fé cristã.

Referência Bibliográfica
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio - Século XXI. Editora Nova Fronteira. Versão Eletrônica. Lexikon Informática Ltda. Versão 3.0. 1999.

 


Nenhum comentário:

“OPERAÇÃO ANDRÉ” EVANGELIZAÇÃO VIA RELACIONAMENTOS

Pr. Claudio Marcio INTRODUÇÃO João 1.40-42 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que ha...